Ter uma conta de Instagram empresarial ativa e repleta de visitantes é uma boa forma de potencializar os lucros do seu negócio. O aplicativo oferece uma série de ferramentas que podem e devem ser utilizadas para melhorar seu alcance.
Não basta, porém, apenas saber utilizar as ferramentas. É necessário igualmente saber o que fazer com as informações coletadas a partir delas. Neste post, você verá tudo isso. Acompanhe!
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Mudando a conta para Instagram empresarial
Bom, o primeiro passo para ter uma conta de Instagram empresarial é o mais óbvio: criá-la. Isso é uma tarefa bem simples, que pode ser executada rapidamente. Veja:
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Se já possui conta no Instagram, acesse ela e vá para a tela “Perfil”.
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Uma vez que estiver lá, clique naquele botão que se assemelha a uma engrenagem
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Em seguida, clique em “mudar para perfil comercial”
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Se você estiver criando a conta empresarial do zero, basta clicar em “cadastrar-se para um perfil comercial”. Daqui por diante, será tudo igual.
Você chegará, então, à tela de Instagram para empresas. Vincular a sua conta dessa rede social ao Facebook também é possível. Para isso, basta seguir outros passos:
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Nesta tela de Instagram para empresas, vá em “entrar com o Facebook”, confirmando ao marcar “ok” na tela seguinte
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A partir daí, será possível visualizar todas as páginas do Facebook administradas por você na tela “conecte sua página do Facebook”
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Selecione, então, aquela que deseja vincular a esta conta de Instagram empresarial e pressione “avançar”
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Vá à página “configure seu perfil comercial” e altere as informações da conta como desejar, assinalando “concluir” logo em seguida, para confirmar a ação
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Estar atento às métricas
Agora, de fato, a conta de Instagram empresarial está configurada corretamente. A partir disso, será possível ter acesso a novos recursos e funções do aplicativos, que poderão ser vistos ao longo do tempo.
A principal funcionalidade que se deve ter em mente é o chamado Instagram insights. É só clicar no perfil e, após, no ícone de gráfico. Com acesso a isto, será possível analisar uma série de métricas (como os exemplos abaixo).
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Visualizações do perfil
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Dados sobre os seguidores e sobre quem visualiza (faixa etária, gênero, localização etc)
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Dias e horários com maior número de visualizações
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Alcance das publicações
Assim, será possível entender melhor quem são os seus visitantes e, claro, traçar as suas estratégias de marketing digital.
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Saber utilizar as hashtags
Hashtags podem ser utilizadas estrategicamente para alavancar a sua conta de Instagram empresarial. Você pode ver que todas as empresas as utilizam, mesmo as de menor porte. Isso já é algo considerado básico.
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Utilize palavras-chave vinculadas à sua publicação
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O uso de palavras-chave relacionadas ao seu negócio e produtos/serviços também é mandatório
Como está começando, é natural que você ainda não tenha uma noção exata do que utilizar. Felizmente, entretanto, você pode acessar postagens de muitas empresas na rede social. Então, avalie como seus concorrentes de maior sucesso fazem.
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Ative a geolocalização
A geolocalização é um recurso que alguns acabam deixando de lado por preguiça ou desconhecimento. No entanto, hoje se sabe que sua ativação em stories e nos vídeos postados no feed são bastante úteis.
Empresas que ativam esse recurso estão cada vez mais apontando que há um aumento da visibilidade do conteúdo. E isso é exatamente o que qualquer um busca no Instagram, para melhorar o número de seguidores e de visualizações.
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Atuar na construção de relacionamentos
No mundo atual dos negócios, estar próximo dos seus clientes e estabelecer um bom relacionamento é uma base para o sucesso. Uma conta de Instagram empresarial permite isso, até porque as redes sociais podem ser mais informais.
Então, a ideia aqui é que você invista na construção e na melhora desses relacionamentos. Algumas dicas de como fazer isso são as seguintes:
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Nunca deixe seus clientes sem resposta, “no vácuo”
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Aproveite toda e qualquer oportunidade que tiver de interagir com eles, ao mesmo tempo em que promove sua marca
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Se adicionar uma foto ou vídeo com algum cliente, marque-o na publicação – aliás, essa é uma ótima ideia
Quanto mais a conta interagir, mais tende a se tornar conhecida. Além disso, marcando ou respondendo a alguém, por exemplo, o site tende a dar mais relevância ao seu perfil para aquelas pessoas.
Outra ótima ideia é ser bastante atuante nos stories. Crie enquetes, faça lives lançando produtos ou falando sobre eles, utilize os stickers disponibilizados, promova conversas interativas com os seguidores, crie filtros, etc.
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Anuncie no Instagram
Para finalizar esse passo a passo para ter um bom Instagram empresarial, outra opção é investir em anúncios. Isso é feito através da ferramenta Instagram Ads, que ajuda a aumentar o alcance das suas publicações e da conta em si.
Se a sua empresa já está habituada a utilizar o Facebook Ads, por exemplo, ele este é bem semelhante. Cria conversão, melhora o aumento do tráfego, cresce o número de seguidores, auxilia na interação, e por aí adiante.
Como resultado, fica evidente que algumas medidas simples podem melhorar muito a sua abordagem no Instagram empresarial. Fazer isso tende a alavancar as suas vendas e trazer um melhor relacionamento com os clientes.