Faltou conteúdo? Como não ser repetitivo no Instagram!

Definitivamente, ser repetitivo em suas mídias sociais não é uma boa ideia. Principalmente com o Instagram empresarial, numa rede que tem uma capacidade tão grande de aproximá-lo dos seus clientes em potencial.

É até natural, de certa forma, ficar sem imaginação sobre o que fazer, circulando apenas sobre os assuntos muito restritos relacionados à empresa e aos seus produtos. Para fugir desse problema e ser atrativo aos seus visitantes, há algumas dicas.

Conheça as melhores ferramentas para o Instagram empresarial

Atualmente, existem muitas ferramentas que podem ser utilizadas em contas de Instagram empresarial. Há as de gerenciamento, divulgação, edição de imagens e edição de vídeos. Nesse caso, as mais úteis são as duas últimas.

  1. Edição de imagens

Tanto o Instagram empresarial quanto o de contas pessoais tem um destaque em particular: o de ser extremamente visual. Por isso, é preciso estar muito atento a esse fator e saber ajustá-lo às situações que se apresentam.

A qualidade estética de suas imagens e vídeos (este último veremos abaixo) são fundamentais. As ferramentas permitem editá-los, melhorando a qualidade e podendo diferenciá-las, com o uso de filtros e stickers, por exemplo. Veja alguns exemplos:

  • Quick

  • Afterlight

  • Layout for Instagram

  • Repost for Instagram

  • Adobe Spark

  • Adobe Lightroom

  • VSCO

  1. Edição de vídeos

Da mesma forma que é possível e interessante editar as suas imagens, com os vídeos a sugestão é similar. Via de regra, os aplicativos são um pouco distintos. Os mais utilizados são os seguintes:

  • Boomerang

  • Inshot

  • Magisto

  • Flipagram

Poste conteúdo com seus clientes

Há um tipo de postagem próprio do Instagram empresarial que ao mesmo tempo aproxima você dos seus clientes e ainda permite algumas variações. É a publicação de conteúdos com eles, sobretudo na forma de fotos.

Quando um cliente se sente satisfeito com a sua marca, ele mesmo irá promovê-la. É como se ele fosse um embaixador da sua causa. Mostrando a todos que ele está feliz, tende a levar uma boa aparência ao seu negócio e atrair mais consumidores.

Pense em suas experiências pessoais. Você teria mais ou menos confiança numa empresa que publica foto de seus clientes satisfeitos? Instintivamente, isto é algo que proporciona mais confiança na marca, sem que nem se perceba.

Aliás, você pode até publicar vídeos com os clientes recomendando sua empresa ou seus produtos. Nunca um vídeo será igual ao outro ou uma foto será igual a outra. É possível variar de clientes, de produtos e até de estilo da foto ou vídeo.

O uso da hashtag TBT

Assim como no perfil pessoal, a hashtag TBT pode ser muito bem utilizada no Instagram empresarial. Essa sigla significa Throwback Thursday, que seria como instituindo a quinta-feira como o dia de se relembrar algo.

No caso do Instagram empresarial, a ideia é relembrar momentos marcantes da trajetória da sua empresa. Isso mostra aos seus clientes seus valores, sua trajetória de sucesso e até traz nostalgia dos mais antigos, que estão com você desde o início.

Como exemplo do que colocar no #TBT, há algumas ideias mais utilizadas. Os primeiros funcionários, os seus primeiros produtos, as primeiras vendas, os primeiros clientes (também marcando-os), materiais de marketing do passado, entre outras.

Traga influenciadores como divulgadores de sua marca

Contratar um digital influencer é uma alternativa de marketing bastante utilizada no Instagram empresarial atualmente. Cada vez mais eles existem e têm se proliferado pela internet, alguns focados para nichos em particular.

Dessa forma, sua primeira missão é saber quais influenciadores digitais são os mais aceitos e vistos no seu meio. Pense, também, em qual combina mais com o seu público e com a missão e os valores da sua empresa.

O que esses influenciadores irão fazer é divulgar a sua marca – seja no seu perfil, no deles ou em ambos. Eles geram conteúdos que são mais próximos do público, quebrando uma barreira e trazendo mais interatividade.

Aliás, tenho até uma dica adicional. Não foque apenas nos principais influenciadores digitais. Mesmo os que têm um público menor, de 1 a 10 mil seguidores, podem ajudar bastante.

Publique eventos

Os eventos não são corriqueiros a nenhuma empresa. Acontecem apenas em determinada data, via de regra apenas uma vez por ano. No Instagram empresarial, é possível se aproveitar deles para diversificar o seu conteúdo.

Pense, por exemplo, no aniversário da empresa, ou então nas principais datas festivas. Opções para inovar não faltam.

Digamos que você tenha um pet shop. Então, pode ser criativo e pensar em todas as datas relacionadas aos animais, como uma publicação em comemoração ao dia de São Francisco de Assis (padroeiro dos animais).

Se houver algum tipo de promoção na sua empresa nesta data, melhor ainda. Publique tudo isso em seus stories também. Faça o maior proveito possível da sua conta Instagram empresarial.

Crie tutoriais e guias

As pessoas adoram aprender e estão sempre abertas a consumir este tipo de conteúdo. Então, no seu Instagram empresarial, você pode ensiná-las a fazer algo, com guias e tutoriais específicos.

Essa forma de interação une o entretenimento com informação, algo muito bem aceito. Ensine-os sobre os produtos que você vende, explicando como funcionam. Atrai a atenção e pode aumentar as vendas deste produto.

Com tantas opções, sua conta de Instagram empresarial jamais será repetitiva nas postagens. Faça um bom cronograma de quando postar e o quê. Deixe sua criatividade aflorar e planeje-se bem!

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