Já diz o ditado que uma imagem vale mais que mil palavras. O Instagram empresarial permite se aproveitar disso, mas como e o que postar? Ou melhor, qual é a melhor maneira de realizar as suas publicações e se destacar?
Existem algumas formas para se destacar, e o nosso objetivo aqui hoje é ensiná-las a você. As dicas serão tanto em relação a como publicar quanto a como gerenciar a sua conta.
Torne o seu perfil público
Um dos principais objetivos em se ter uma conta de Instagram empresarial é aumentar o número de visualizações, concorda? Então simplesmente não faz sentido deixar o perfil como privado.
Um perfil público permite que qualquer um possa visualizar as suas postagens. Vá no menu e procure a opção “editar seu perfil”; em seguida, desabilite “fotos privadas”. Pronto, agora todos poderão ver as suas publicações.
Invista no bom conteúdo
Cada vez mais, as pessoas têm sido críticas com relação a qualquer tipo de conteúdo. Por isso, ele precisa ser de qualidade para o seu Instagram empresarial se destacar entre os concorrentes.
Em primeiro lugar, vamos falar das fotos. Elas devem ser boas, tanto na qualidade quanto no que representam. Uma imagem nada a ver com o seu negócio e com seus produtos ou serviços não tem nenhum sentido.
Selecione então, uma foto relacionada a algum desses aspectos. Depois disso, é hora de pensar no que escrever. Pois bem, o texto deve cumprir alguns requisitos:
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Foto e conteúdo escrito devem estar relacionados
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Cuide para não ter erros de português
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Escreva algo que realmente acrescente informação ao seu público e, ao mesmo tempo, promova a sua marca – ensine, por exemplo, como se utiliza um de seus produtos
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Este conteúdo não precisa ser muito grande e deve dar espaço para adicionar algumas hashtags (como veremos mais adiante)
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Cuide para não fazer piadas ou brincadeiras de mal gosto, para não ofender clientes em potencial
Conecte as suas outras redes sociais
Aqui seguimos a mesma ideia do primeiro item, de aumentar o seu alcance e as suas visualizações. Para fazer isso, conectar o seu Instagram empresarial às outras redes sociais da empresa é fundamental.
Provavelmente, o seu negócio tem Facebook, Twitter ou Flickr, se não os três. Caso não tenha, aliás, é bom começar a pensar em criá-los, para aumentar a sua presença na internet.
Para conectá-los ao Instagram, basta ir em “preferências” e depois em “configurações de compartilhamento”. Ali, é só selecionar as contas que você deseja relacionar ao Instagram.
Aprenda a utilizar as hashtags
Hoje em dia, não existe postagem no Instagram sem hashtags. Elas são mandatórias para qualquer um que deseje ter algum tipo de sucesso. Então, se a sua empresa ainda não sabe como fazer uso delas, é hora de aprender.
Para quem não sabe, hashtag é o sinal “#”, de jogo da velha. Eles são importantes na hora de selecionar qual é o público a quem você quer que a publicação seja direcionada.
Utilize as hashtags para divulgação dos produtos, de informações sobre a empresa, sobre eventos e, claro, relacionados às postagens do dia. Não precisa e nem deve utilizar em número excessivo. Apenas as fundamentais.
Para entender como elas funcionam melhor, tire um tempo e visualize outros perfis de Instagram empresarial. De preferência, claro, do seu nicho. Como eles as utilizam? Quantas?
Saiba usar os filtros
Existem alguns aplicativos que auxiliam na edição de imagens, como já dissemos em post anterior. Eles são ótimos para a aplicação de filtros, mas isto não significa que você deve colocar qualquer um na foto.
Muito pelo contrário, aliás. Lembra-se que falei acima que o público está cada vez mais criterioso? Pois então, isto significa que usar o filtro errado pode ter o efeito oposto ao que você deseja e pode afastar o público.
Saiba, portanto, utilizar filtros coerentes com a sua foto. Em alguns casos, caso a iluminação natural esteja perfeita e a foto esteja ótima sem precisar de edição, pode usá-la assim mesmo. Coloque “#nofilter”, usando as hashtags em seu favor.
A interação é primordial
Assim como nas contas privadas, no Instagram empresarial a interação com o público faz toda a diferença. Não dá simplesmente para postar qualquer coisa e esperar que haja um mar de visualizações e comentários sem contrapartida.
É muito importante investir na interação com o seu público. Se nós esperamos as curtidas e as visualizações das pessoas em nossos posts, elas também nos esperam nos delas – ou pelo menos nos comentários que fazem nas nossas próprias publicações.
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Tente responder os clientes que comentam nas suas fotos: tire as dúvidas e responda educadamente as insatisfações ou elogios
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Curta os comentários, especialmente os positivos
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Se quiser, pode até ir ao perfil de seus principais clientes e retribuir com like ou comentário em algum post
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Use @’s para mencionar clientes especiais, se estiverem aparecendo na foto que você postou, por exemplo
Diferencie o tipo de publicação
No post anterior sobre Instagram empresarial, ensinei como não ter publicações repetitivas. Isso é muito importante. Afinal, se os clientes sabem que você só posta a mesma coisa, nem se darão ao trabalho de entrar para ver.
Utilize seus produtos, o histórico da empresa e até mesmo os clientes para mudar o conteúdo. Faça stories, publique fotos e vídeos, etc.
O seu Instagram empresarial pode se diferenciar dos concorrentes se você souber seguir a estratégia correta. Poucos sabem de todas essas dicas e acabam pecando em uma (ou várias) delas. Agora que você já sabe como se destacar, utilize isso.